browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

Sanctimonious

Posted by on 19/01/2015

Um tributo à tradição cinematográfica soviética num ensaio devastador sobre a corrupção russa

Rodrigo Fonseca no jornal O Globo de 18 de janeiro sobre o filme Leviatã, do diretor russo Aleksey Serebryakov, que liderao páreo do Oscar de filme estrangeiro deste ano

Quando o advogado Dmitri vai ao escritório do prefeito Vadim ameaçá-lo com um dossiê que detalhe os seus malfeitos para assim obrigá-lo a recuar da desapropriação das terras de Nikolai, o retrato oficial de Putin está em destaque na parede da prefeitura, presidindo sobre a corrupção e repressão que emanam dali.

Isabela Boscov, crítica de cinema da revista Veja sobre o mesmo filme

O filme é realizado no estilo do ‘realismo da perestroika’ ou ‘carnificina’. É por isso que muitos festivais estrangeiros apressaram-se em dar-lhe vários prêmios internacionais, devido à tensão nas relações entre o Ocidente e a Rússia.

Valentin Lebedev, líder da União dos Cidadãos Ortodoxos

                Prezados leitores, gosto muito da palavra da língua inglesa sanctimonious, que quer dizer achar-se moralmente superior aos outros e que nos dicionário inglês-português é traduzida pelo adjetivo santarrão (falso beato).. A civilização ocidental sempre apresentou essa característica, desde os tempos da descoberta das Américas, quando os conquistadores consideravam uma de suas tarefas levar a verdadeira religião aos indígenas e assim salvar-lhes a alma das agruras do inferno que esperavam os gentios que permanecessem pagãos. O fardo do homem branco esteve presente na África como missão daqueles que deveriam civilizar os bárbaros. Atualmente os ocidentais não mais se vangloriam da exploração desenfreada desses dois continentes em nome do Cristianismo e muito menos do papel dos cruzados no Oriente Médio. O genocídio dos indígenas e dos negros é muito óbvio e o fato de haver ainda grandes contingentes populacionais nesse lugares ainda em condições materiais difíceis faz com que haja a percepção atualmente de que o empreendimento civilizatório teve resultados ambíguos.

                No entanto, isso não significa que os ocidentais tenham abandonado sua tendência santimonial (que não tem o mesmo sentido que tem em inglês), pois ela transparece de maneiras muito mais sutis.Uma delas é a defesa dos valores que a civilização ocidental pode com justiça vangloriar-se de ter inventado, como o devido processo legal, a democracia e a liberdade de expressão, de uma maneira menos invasiva. Não se trata mais de colonizar países para colocar tais valores em prática à força, apesar de isso ainda existir coma invasão do Iraque e do Afeganistão pelos Estados Unidos neste século. Trata-se antes de colonizar as mentes, mostrar os defeitos dos outros países não ocidentais em termos de repressão e injustiça para realçar as virtudes dos países do lado superior esquerdo do globo.

                Isso fica claro na promoção que está sendo feita do filme Leviatã, ganhador do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e de melhor roteiro no festival de Cannes. Trata-se da históriade Nikolai, que tem uma casa na vila de pescadores de Teriberka à beira do Mar de Barents, na região de Murmansk, no norte da Rússia. A propriedade é cobiçada pelo prefeito da cidade de Kirovsk, onde fica a vila, que quer construir lá um empreendimento imobiliário. Em sua luta desigual contra o prefeito,Nikolai é derrotado em todos os sentidos: recebe uma indenização pífia, seu advogado apanha dos capangas do prefeito e vai embora e ao final Kolya é colocado na prisão injustamente pela morte de sua esposa Lylia, com base em provas forjadas.O retrato da corrupção da política, da justiça, da Igreja (cujo chefe apóia o prefeito para o bem da divulgação da fé cristã) e das pessoas(que passam o tempo todo bebendo e enganando-se mutuamente) é tão negativo da Rússiaque no sábado dia 17 de janeiro, um membro do parlamento em São Petersburgo, Vitaly Milonov, conclamou o primeiro-ministro Dmitry Medvedev a recuperar para os cofres públicosos recursos orçamentários fornecidos ao diretorpara realizar o filme.

                Prezados leitores, não é meu propósito aqui discutir se o filme reflete o que de fato ocorre nas entranhas do Judiciário e do Executivo na Rússia. Não tenho condições de saber, pois não conheço o país e nem conheço pessoas que lá moraram recentemente. O meu ponto é que os elogios rasgados ao filme servem à essa mentalidade de santarrão para mostrar que há países e países, e que os países não ocidentais não conseguem estar à altura dos altos padrões colocados pela Europa e Estados Unidos. Digo que é sanctimonious porque nem o Ocidente consegue realizar seus ideais, e por isso acaba-se chegando à situação do roto falando do esfarrapado. Vou dar-lhes um pequeno exemplo de uma situação parecida àquela retratada no filme que ocorreu na vida real nos Estados Unidos, no Texas.

                Em 1989 o senhor George W. Bush, que dispensa apresentações, investiu 600.000 dólares para, juntamente com outros investidores, comprar o Texas Rangers, time de baseball, e construir um estádio em Arlington. Graças aos poderosos amigos do Bushinho, ele conseguiu isenção do imposto de vendas sobre as compras realizadas para a construção do estádio, a doação de parte do terreno utilizada e a isenção do imposto sobre propriedade. Ao todo os cofres públicos contribuíram com 200 milhões de dólares de acordo com George Sodd um advogado qiue defendeu duas famílias cujas terras foram desapropriadas para que fosse construído o estacionamento do estádio. Aqui vai o detalhe mais importante: foi pago somente um sétimo do que as terras valiam. Bush lucrou 15 milhões com o negócio quando o time foi vendidoem 1998 e apublicidade do estádio ajudou a promover sua candidatura ao governo do Texas em 1994. O mesmo Bush que se valeu de meios escusos para auferir lucros,quando tornou-se presidente ordenou a invasão do Iraquee justificou-se dizendo que era preciso introduzir a luz da democracia em meio aos povos bárbaros do Oriente Médio.

                Em suma, ter bons amigos nos lugares certos permitem a certos indivíduos driblar a lei, ou usá-la em proveito próprio em qualquer lugar do mundo. A influência do dinheiro corrompe democracias em todo o mundo, inclusive no Ocidente, onde elas estão mais consolidadas. É bem provável que haja uma diferença de grau de corrupção entre a Rússia e os Estados Unidos, em detrimento da primeira, mas o importante quando críticas aos países não ocidentais são feitas de maneira competente, como é o caso do filme Leviatã, é que os grupos que estão no poder nospaíses ocidentais podem entrar em uma zona de conforto na qual aqueles que não se alinham com a política externa dos Estados Unidos e da Europa são vilipendiados e ostracizados. Isso em certa medida pode contribuir para o sucesso dessas políticas, ao garantir a adesão da população às sanções impostas ao membros do eixo do mal como Irã, Rússia e Coreia do Norte. Assim, achar-se moralmente superior aos outros, sem ver seus próprios defeitos, parece ser uma característica indelével dos países ocidentais, principalmente das suas elites, que ganham em posar-se como democratas e justas, mesmo quando são o oposto disso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *