browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

O chimpanzé e a abelha

Posted by on 07/07/2013

O poder, haurido do capital, é corruptor, pois de fato o dinheiro compra e influencia posições, direcionamentos e interesses da política.

Allyson Mascaro, professor de Filosofia do Direito e autodeclarado único marxista no tradicional Largo São Francisco

Bonita teoria. Espécie errada.

Comentário do sociobiólogo e teórico da evoluçãoamericano,Edward Osborne Wilson, especialista no comportamento das formigas, sobre o marxismo

            Prezados leitores, no ano passado eu já falei a respeito do meu professor marxista que muito me ajudou não só dando-me ideias para meus artigos (Reacionários do mundo, uni-vos!, O lado negro da força), mas principalmente permitindo que eu as tornasse claras para mim mesma. A vantagem de ficar ouvindo coisas com as quais você absolutamente não concorda é que se torna necessário revisar seus próprios pontos de vista para verificar se eles estão prontos para aguentar a aenxurrada de ataques. E é isso o que eu fazia: tive que perscrutar a mim mesma e me fazer perguntas incômodas do tipo: será que sou contra o socialismo simplesmente por ser uma burguesinha privilegiada que não quer largar o osso ou eu posso legitimamente alegar que tenho razões éticas para ser a favor da livre concorrência? Posso dizer-lhes que venci minha batalha interior e vou provar-lhes que consegui tomando como ponto de partida as citações acima.

            A frase do meu professor marxista foi tirada de uma entrevista que ele deu para o jornal O Estado de São Paulo e que apareceu na edição de 30 de junho. Para falar a verdade eu nem li a entrevista toda porquepara quem o ouviu durante seis meses como eu é chover no molhado. De qualquer forma, pincei a parte em que ele falava sobre as reclamações das pessoas que se manifestaram na rua sobre a corrupção no Brasil. A visão marxista dele é que corrupção é parte da engrenagem capitalista, afinal o poder deriva do “capital” e portanto só uma transformação radical das estruturas da sociedade poderá cortar o mal pela raiz. Aliás, osmarxistas sempre olham com condescendência a classe média que reclama contra corrupção, seja quando ela vota na UDN, no Jânio Quadros ou no Collor. Talvez o novo paladino da luta contra a corrupção seja o Joaquim Barbosa, e provalvemente os marxistas vão sorrir ante a inocência dos que esperam por lisura e honestidade em moldes capitalistas.

            Pois como contraponto à visão marxista de que com a socialização dos meios de produção os vícios da cobiça e da ganância desaparecerão porque não haverá mais motivo para roubar e enganareu cito um biólogo. E cito um biólogo porque eu acredito que há características do ser humano que nunca vão permitir que simplesmente mudando as estruturas da sociedade mudaremos o modo como o homem se comporta. Explicando melhora teoria do Wilson e fazendo minhas as palavras dele, quando ele fala de espécie errada para aplicar a teoria marxista seu ponto é o seguinte: entre formigas e outras espécies de animais o socialismo pode funcionar. Quando você é estéril e relaciona-se intimamente com os membros da colônia, a sobrevivência e transmissão do seu código genético são possibilitadas pela subordinação do seu interesse individual ao bem da comunidade. Os seres humanos não são assim. Nossa sociabilidade é diferente, ela é cooperativa e competitiva ao mesmo tempo. Em suma, o ser humano é 90% chimpanzé e 10% abelha. Para que o socialismo funcionasseseria preciso que nossa porção abelha fosse muito maior.Ou em outras palavras, aqueles que acusam o outro de serem burgueses, na verdade morrem de inveja e querem se tornar burgueses, se não for pela aquisição dos meios de produção será pela aquisição do controle do Estado que lhes permitirá ter poder, que é o que um legítimo macaco quer: tornar-se o rei do pedaço. Quem quiser ler o artigo de onde tirei essa comparação, visitehttp://www.spectator.co.uk/life/the-wiki-man/8940221/why-politics-needs-more-darwinists-and-fewer-economists/.

            Isso tudo significa que eu tendo a aceitar mais explicações biológicas da nossa natureza, o que me faz ser obviamente uma conservadora, porque para mim certas coisas não podem ser mudadas por nenhuma revolução, seja ela Gloriosa, Francesa, Russa ou Cultural. Por outro lado, isso não significa dizer que eu seja uma cínica ou cética, pelo contrário, eu acredito que é tarefa do ser humano neste nosso vale de lágrimas tentar, na medida das possibilidade de cada um, fazer o nosso lado chimpanzé ser mitigado pelo lado abelha. E quando vejo isso acontecer na prática, isto é, quando vejo pessoas com uma consciência moral tão aguçada que põe sua integridade física em risco, eu me emociono. Cheguei aonde queria chegar, mais precisamente no Senhor Edward Snowden, o ex agente da Agência de Segurança Nacional dos EUA.

            Não vou aqui entrar em detalhes sobre o percurso dele, tenho certeza que meus leitoresjá estão mais que inteirados, inclusive das teorias que pululam na internet sobre o que está por trás das denúncias que ele vem fazendo sobre a espionagem global realizada pelo governo dos Estados Unidos. Seria ele espião chinês? Seria ele um factóide do próprio governo americano para desviar a atenção do que estão prestes a fazer na Síria, isto é ajudar os rebeldes a derrubar o governo de Assad? Nenhum de nós tem condições de saber, porquenão temos acesso aos fatos de maneira direta, in loco, apenas àquilo que se fala dele, e o que ele deixa escapar por meio dos documentos que vaza a certos jornais. De qualquer forma, não há como negar que ele está se arriscando.

             Afinal, está num limbo jurídico na zona internacional do aeroporto de Moscou desde 23 de junho. Seu passaporte americano foi-lhe retirado, seu pedido de asilo negado por todos os países europeus a quem o fez, tratado como um verdadeiro leproso, de tal maneira que a suspeita de que pudesse ter se introduzido sorrateiramente no avião do Presidente da Bolívia, Evo Morales, fez com que o avião fosse parado em Viena para averiguações. Mesmo que ele consiga asilo na Venezuela, na própria Bolívia ou na Nicarágua, como ele conseguiria chegar até a América Latina? Em suma, sua vida, e a vida das pessoas que o amam, seus familiares, seus amigos, nunca mais será a mesma.

          E não há como negar que ele está nos mostrando muitas verdades, nuas e cruas. Não falo da espionagem de outros países em si, afinal com relação a nós da América Latina, no balanço geral a interferência dos Estados Unidos ao longo da história foi mais maléfica do que benéfica, portanto não deverianos causar surpresa que eles nos vigiem para melhor controlar.

           Falo da atitude poltrã da União Europeia que mostra que, longe de ser aquele contrapeso ao poderio americano que ela pretendia ser, na verdade está toda vendida e rendida aos yankees, porque chegaram ao cúmulo de tratar um chefe de Estado como delinquente obedecendo às ordens dos americanos. Provavelmente todos os chefes de Estado lá têm muito a esconder. E falo principalmente, e acho que este é o alvo principal da indignação moral de Snowden, da revelação de que o governo americano vigia seus próprios cidadãos, e assim como chantageia todos os países europeus por aquilo que pode revelar, também tem o poder de chantagear os próprios cidadãos americanos que teoricamente têm o poder de controlar o governo.

          Em suma, o que Snowden está a denunciar é que os Estados Unidos já são um país totalitário, nos moldes do que foi a União Soviética, a Alemanha Nazista. Seu governo faz coisas sobre as quais o povo não tem a mínima influência ou controle e sua Constituição, que tinha por objetivo garantir os direitos do povo contra os abusos do Estado,é em grandeparte letra morta. E sob um certo aspecto suas revelações corroboram a máxima do meu professor: o dinheiro compra o poder que compra decisões políticas que não interessam à população em geral, mas aos que deram o dinheiro.Minha única esperança está em quecada um de nós enquanto indivíduos tenhamos, ao menos uma vez na vida, um lampejo de Snowden e façamos cessar tudo quanto a antiga musa canta que um valor mais alto se alevanta: façamos com que a abelhinha dentro de nós pense sobre o papel que ela exerce na colônia e assim amenize um pouco nossas tendências simiescas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *