browser icon
You are using an insecure version of your web browser. Please update your browser!
Using an outdated browser makes your computer unsafe. For a safer, faster, more enjoyable user experience, please update your browser today or try a newer browser.

O Fim do Mundo

Posted by on 01/12/2020

O triângulo da desgraça, que se estende do interior da Bahia aos Estados vizinhos, é povoado por seres humanos que não são nem brancos, nem negros, nem mesmo índios, que são não importa o quê, seres nos quais amontoa-se um pouco do negro, um pouco do indiano, um pouco do turco, um pouco do japonês, do português e da desgraça.

O “crime fundador” de Canudos prenuncia todas as guerras travadas há 100 anos pelos pobres e oprimidos contra os opressores, a guerra dos esfarrapados da África contra os casuares de Saint-Cyr, a guerra dos mendigos do Vietnã contra os computadores do Pentágono e dos trogloditas do Afeganistão contra os blindados soviéticos e contra os drones do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.

 

Trechos retirados do verbete o “Fim do Mundo” sobre a Guerra de Canudos e o livro os Sertões, retirado do livro “Dictionnaire amoureux du Brésil” do escritor e jornalista francês Gilles Lapouge (1923-2020)

 

    Prezados leitores, na semana passada tratei de uma das grandes damas do Renascimento na Itália, Isabella D’Este, do papel político que ela exerceu, na qualidade de Marquesa de Mântua, e do papel cultural, por ter sido uma apreciadora de arte. Isabella tinha olheiros em várias cidades europeias encarregados de garimpar e comprar obras para ela e é por isso que ela possuía estátuas feitas por Michelangelo e pinturas de Mantegna (1431-1506) e Perugino (1448-1523). Além disso, ela teve retratos feitos de si ao longo da vida, sendo que o pintor veneziano Ticiano (1488 ou 89-1576) em 1529 foi a Mântua especialmente para tal. Este quadro considera-se hoje perdido, mas o pintor holandês Rubens (1577-1640) fez uma cópia dele, mostrando a Marquesa vestida do vermelho que realçava a pintura, os tecidos preciosos e as festas do Renascimento. E este vermelho tão expressivo da época era obtida da Caesalpinia echinata, a árvore que deu nome ao Brasil.

    Quem nos dá tal informação sobre a relação entre o Brasil e o Renascimento é Gilles Lapouge no livro citado acima, de uma maneira típica de todos os verbetes ali relacionados. Sua cultura lhe permite fazer associações das mais inusitadas que fazem todo o sentido e que tornam sua obra pertinente ao leitor brasileiro porque Lapouge, a fim de mostrar o Brasil a um francês, procura sempre fazer comparações entre o que ocorreu ou foi criado na terra do pau-brasil e acontecimentos e invenções de outras partes do mundo, não só da França. O interesse para nós tropicais reside no fato de que, em traçando esses paralelos, ele contextualiza fenômenos que consideramos tipicamente brasileiros, mas que na verdade inserem-se em um quadro geral e guardam semelhanças com os de outros países. O verbete o “Fim do Mundo” é ilustrativo da técnica usada pelo correspondente do jornal O Estado de São Paulo na França, que desembarcou no Brasil pela primeira vez em 1951.

    O fim do mundo é o Arraial de Canudos, fundado por Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897) e que chegou a ter 5.200 casas habitadas por sertanejos. Para explicar ao público europeu quem eram essas pessoas que seguiam a orientação espiritual e política de Antônio Conselheiro, como era chamado o líder do local, Gilles descreve-os como resultado da miscigenação racial típica que ocorreu no Brasil desde nossa fundação como país, particularmente entre a população mais pobre, conforme mostra o trecho que abre este artigo.

    Pelo fato de Antônio Conselheiro ser um reacionário, que queria a volta da monarquia e odiava os maçons que haviam proclamado a República em 1889, ele representava um desafio ao novo regime e por isso era preciso mandar tropas para acabar com a insurreição desses sertanejos, que esperavam o retorno de Dom Sebastião, o rei português morto pelos mouros no século XVI. Mas foram necessárias três expedições para fazê-lo, porque as duas primeiras foram rechaçadas pelos bravos canudenses. Foi só quando levou 8.000 homens, canhões Krupp e metralhadoras Nordenfelt que o exército brasileiro conseguiu não só vencê-los, mas destruir o arraial e trucidar a população, deixando um saldo de 15.000 homens, mulheres e crianças mortos.

    Mas a Guerra de Canudos foi um acontecimento específico do Brasil? Afinal, em que outro lugar poderiam estar reunidas populações miscigenadas, e por isso desprezadas pela elite que comandava o país, que pregavam o fim do mundo e o advento de uma nova era em que um rei ressuscitado comandaria todos? Gilles Lapouge compara a luta desigual entre os esfarrapados da caatinga e o exército de soldados bem nutridos do litoral, com seu aparato bélico, a vários episódios da história mundial: a descolonização da África,  da qual a guerra pela independência da Argélia (1954-1962) contra os franceses é emblemática, pois os oficiais formados na Escola Militar de Saint-Cyr, fundada em 1808, não puderam evitar que os argelinos conquistassem o direito de se autogovernarem; a guerra do Vietnã (1955-1975), em que os vietcongs conseguiram fazer com que os americanos desistissem de tentar vencê-los apesar do napalm, dos helicópteros, dos aviões, das minas, dos fuzis, das metralhadoras; a guerra do Afeganistão (1979-1989) entre os jihadistas islâmicos e o exército soviético, cujo fracasso em tornar aquele país comunista foi um dos catalizadores da derrocada do Império Soviético; a invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos em 2001, com o objetivo de remover o Talibã, os herdeiros dos jihadistas de 1979, considerados pelo governo americano como responsáveis pelos ataques terroristas de 11 de setembro, invasão esta que até hoje não mostrou resultados conclusivos, pois o Talibã continua a dominar parte do país.

    Assim, com base em seu conhecimento da história mundial, Lapouge mostra que os canudenses são os precursores de um fenômeno que  consiste no fato de que povos destituídos conseguem muitas vezes vencer o poder bélico baseado no uso maciço da tecnologia pela força bruta da sua vontade, pelo comprometimento com a causa, seja a independência política ou a volta de um regime monárquico. E mais, essa fé inquebrantável em um ideal, essa loucura coletiva que leva os desesperados a lutar até o fim em prol do que acreditam, foi o que Euclides da Cunha, o repórter do jornal O Estado de São Paulo que cobriu  a guerra e que depois de seis anos publicou a narrativa completa em Os Sertões, percebe e que torna o livro especial. Lapouge explica a gênese da obra traçando mais paralelismos.

    Na visão do jornalista francês, como narrativa da epopeia dos sertanejos nordestinos, Os Sertões é, para os brasileiros, o que é a Ilíada e a Odisseia para os gregos, a Eneida para os romanos, A Canção de Roland para os franceses ou Os Lusíadas para os portugueses. Na primeira parte do livro, em que Euclides da Cunha descreve a paisagem do sertão, seu clima e como isso determina o caráter do povo que nele habita, o autor antecipa em 50 anos aquilo que o historiador francês Fernand Braudel (1902-1985)  faria ao escrever a história do Mar Mediterrâneo: tornar a história uma geografia, isto é tornar os acontecimentos históricos fruto das interações de longa duração que ocorrem em um determinado espaço geográfico, e que criam uma determinada cultura material e mentalidade.

   Nesse sentido, se as difíceis condições de vida no sertão moldam o caráter rude daquele povo miscigenado, carente de comida, de educação, de saúde, e os torna propensos a acreditar em fantasias apocalípticas, por outro lhes dá uma força interior que eles mostram ao enfrentar o exército brasileiro e colocá-lo duas vezes para correr. É então que, segundo Lapouge, o tom de Os Sertões muda: se na primeira parte é o engenheiro militar que analisa objetivamente o solo, a vegetação e o clima no quais os sertanejos construíam sua vida, na segunda parte da obra, em que a luta é descrita, o poeta em Euclides da Cunha coloca o cientista de lado.

    É o poeta que vê a humanidade daqueles seres brutos, que foram degolados e estripados por um exército que usou a tecnologia não para colocar os ideais iluministas de progresso e razão de que o próprio Euclides da Cunha estava imbuído, como militar e positivista que era, em prática. O Estado Brasileiro não foi a Canudos para construir escolas, hospitais, dar apoio técnico à agricultura familiar no semiárido que permitisse àqueles sertanejos começarem a ter uma vida normal e deixarem de cultivar obsessões sobre o fim do mundo. O único objetivo foi a destruição do povo, e isso Euclides vê e descreve, tal como o pintor espanhol Goya (1746-1828), em sua série Os Desastres da Guerra, mostrou com suas pinceladas e traços as barbáries cometidas pelo Exército Napoleônico na Espanha (1808-1814).

    Prezados leitores, o verbete o “Fim do Mundo” do “Dictionnaire amoureux du Brésil” sobre Canudos e a obra Os Sertões, ao explorar um acontecimento histórico e cultural específico do Brasil colocando-o ao lado de fatos históricos, artistas e escritores europeus, dá a nós brasileiros a oportunidade de refletir sobre o velho epigrama plus ça change, plus c’est la meme chose, criado em 1849 pelo crítico e jornalista francês Jean-Baptiste Alphonse Karr e aplicá-lo a nossa realidade: o povo brasileiro, tal como ele é, seus problemas, seus desafios, nunca foram prioridade para o governo de nosso país. E quando eles se tornam muito conspícuos e nos causam vergonha, como foi o caso dos sertanejos nordestinos descritos por Euclides da Cunha, temos uma tendência em nossa história de tratar o caso à bala. Por oferecer a nós um espelho no qual nos vemos e nos colocamos em perspectiva, o livro de Gilles Lapouge merece ser consultado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *